Vamos ao SteamOn

Quer conhecer melhor o nosso projeto? sobre o STEAM? ou sobre as escolas envolvidas e os resultados obtidos?

Descubra o que é isto do STEAM e compreenda a sua importância para a educação.

Conheça a ideia do projeto, o desafio que apresenta e quais os seus objetivos.

Conheça os 6 tópicos de cada um dos 6 países participantes.

Conheça melhor os países, as escolas, os professores e os alunos participantes.

O QUE É O STEAM?

STEAM é uma metodologia pedagógica que utiliza a Ciência(S), Tecnologia(T), Engenharia(E), Arte(A) e Matemática(M) de forma a que os alunos construam uma aprendizagem por inquiry, promovendo o diálogo e o pensamento crítico. É uma forma de construir o conhecimento relacionando os conteúdos das diferentes áreas do saber na escola e com aplicações na vida quotidiana. Podemos considera-la mais divertida que o Ensino tradicional e faz mais sentido para os alunos já que vai de encontra as suas expetativas e é integradora das diferentes disciplinas não criando fronteiras entre elas.

Não é só uma extensão, um acrescento, ao STEM. É, na realidade uma metodologia de aprendizagem interdisciplinar que fornece uma perspetiva diferente relacionando os conteúdos com aspetos concretos da vida no dia a dia.

Science - A ciência estuda o mundo natural, através de leis associadas à física, química e biologia, estudando ainda factos, princípios, e conceitos relacionados com estas disciplinas.

Considera-se ciência tanto o conhecimento acumulado ao longo do tempo como o conhecimento gerado através do método científico. O conhecimento científico é aplicado nos projetos de engenharia e usado no desenvolvimento da tecnologia. Pode-se dizer que a Ciência é aplicada em quase todos os campos de STEAM.

Technology - A tecnologia, embora não seja uma disciplina no sentido mais estrito do termo, envolve todo o conhecimento técnico e científico bem como a sua aplicação no uso de ferramentas, processos e materiais criados. Ao longo da história, os seres humanos criaram tecnologia para satisfazer os seus desejos e necessidades.

Grande parte da tecnologia moderna é um produto da ciência e engenharia, sendo que as ferramentas tecnológicas são usadas em ambos os campos.

Engineering - A Engenharia pode considera-se como contendo duas vertentes: a do conhecimento, quando usada na criação e design de produtos e a vertente de resolução de problemas. É definida como “projeto sob restrições”, onde as restrições podem ser as leis da natureza, o custo, a segurança, a fiabilidade, o impacto ambiental, a exequibilidade e muitos outros.

Enquanto a ciência faz descobertas, a engenharia está preocupada com a utilidade das descobertas para o ser humano. De facto, a engenharia é responsável por muitas das melhorias mais significativas na nossa qualidade de vida.

Os engenheiros identificam e resolvem problemas usando um processo de design altamente criativo e repetitivo. Embora a engenharia exija a aplicação da matemática e do conhecimento científico, é o design do processo de projeto e a natureza prática dos problemas enfrentados que melhor diferenciam a engenharia.

Art - A Arte, é uma atividade humana que consiste na criação de obras (plásticas, sonoras ou performativas), expressando as competências de ordem criativa ou técnica do autor, destinada a ser apreciada pela sua beleza ou poder emocional.

Toda a arte é uma ótima ferramenta de aprendizagem e pode servir como um caminho para o STEM. Envolver os pontos fortes dos alunos usando atividades artísticas aumenta a motivação e a probabilidade de sucesso no STEM. A arte pode ser vista como uma maneira de oferecer oportunidades de aprendizagem mais diversificadas e maior acesso a STEM para todos os alunos.

Na arte incluem-se quatro vertentes fundamentais: a dança, o teatro, a música e as artes visuais além de se incluir o apoio a várias outras formas de arte como a arte popular, o cinema, o vídeo, a escrita de peças, a prosa, a poesia e os guiões de peças de teatro ou filmes.

Mathematics - A Matemática consiste no estudo de padrões e relações entre quantidades, números e espaço.

Ao contrário da ciência, em que se procura a evidência empírica para confirmar ou excluir afirmações, as afirmações em matemática são justificadas por meio de argumentos lógicos a partir de suposições básicas. Os argumentos lógicos em si são parte da matemática, juntamente com as afirmações.

Como na ciência, o conhecimento em matemática continua a aumentar, mas diferentemente da ciência, o conhecimento em matemática não é derrubado, a menos que as suposições fundamentais sofram transformações.

EUROPE IN CHANGE

O nosso futuro está intimamente ligado com a ciência e o desenvolvimento tecnológico. As próximas décadas testemunharão uma procura incessante por trabalhadores com estas habilidades e competências. No campo da educação, a Europa está, portanto, confrontada com a necessidade urgente de atrair pessoas interessadas em ciência (S), tecnologia (T), engenharia (E) e matemática (M), promovendo as profissões relacionadas com estas áreas. Tem apoiado a educação STEM de várias formas desde há alguns anos. Recentemente começou a transição para o STEAM, adicionando o A de Arte. Este componente (A) acrescenta atenção extra a aspetos como a criatividade, resolução de problemas de forma inovadora e consciencialização social, são habilidades fundamentais para o desenvolvimento sustentado da nossa sociedade.

O nosso projeto tem como objetivo prioritário desenvolver materiais educativos de STEAM (STEM + Arte) para estudantes do ensino secundário de 16-17 anos de idade. Estes recursos serão desenvolvidos e avaliados por professores em situações reais de sala de aula e, posteriormente, usados como uma ferramenta inovadora de formação de professores, não só para os professores das escolas participantes, mas também para todos os professores europeus que se mostrem interessados. Ao integrar uma multiplicidade de assuntos nestes cursos STEAM, buscamos criar uma mentalidade aberta nos professores em relação a outros campos de especialização e uma vontade de cooperar com objetivos STEAM comuns.

Ao mesmo tempo, e como um importante segundo objetivo, queremos criar uma obra de Arte conjunta que expresse o tema "Europa em Mudança". A arte não deve ser um elo inferior no objetivo maior STEM. Gostaríamos de demonstrar que a Arte pode ser um objetivo aglutinador de todos os assuntos STEM. "Europa em Mudança" oferece muitas perspetivas, desde a rápida revolução tecnológica até aos desafios mais recentes como a onda migratória que a Europa enfrenta atualmente.
Finalmente, e como um objetivo secundário, também pretendemos virar a nossa concentração para as crianças mais novas, os seus pais e comunidade escolar em geral, lançando um conjunto de questionários sobre uma variedade de experiências STE(A)M relacionadas com a sua vida diária. Essas partes do projeto serão denominadas STE(A)M@home e STE(A)MforAll.

Tópico de cada País

Todas as escolas participantes apresentam um tópico que vai ser trabalhado de forma colaborativa na produção de recursos educativos STEAM abrangentes e multidisciplinares por todas as escolas envolvidas.

Ao longo de três anos, 6 "pacotes" de recursos STEAM, em forma de aula, serão desenvolvidos e disponibilizados para os educadores europeus através de aplicativos na internet (web e móveis). Todas as escolas foram convidadas a relacionar o seu tema com uma figura nacional reconhecida e histórica, desta forma pretendemos também aprimorar a aprendizagem intercultural de todos os participantes.

Co-financiado pelo programa Erasmus+

"Europe in Change: STEAMing ahead towards our future" é um projeto "Erasmus+, Ação-chave 2 - Cooperação para a inovação e intercâmbio de boas práticas, parcerias estratégicas para escolas". Envolve escolas de 6 países (Bélgica, Grécia, Itália, Eslovénia, Portugal e Suécia), teve início em 01/09/2016 e uma duração de 36 meses. Para mais informações sobre o projeto, não hesite em contactar-nos.

(c) 2017, 'Europe in change' Erasmus+ project. Designed and build by SteamOn.eu team
based @ joomla, tkstudiodesign, gantry and rs joomla products. Hosted by the Greek School Network. Valid XHTML and CSS.