STEAMon Obra de Arte

Frequentemente o A de STEAM é desvalorizado em relação aos outros conteúdos do STEM. “Uma empresa desenvolve os produtos utilizando a ciência, a tecnologia, a engenharia e a matemática de uma ou de outra forma e, finalmente, querem vender o produto” é aqui que aparece o A para criar um design apelativo que estimule as pessoas a comprar o produto.

Esta não é a nossa opinião no que se refere ao A de Arte, como se pode verificar no conjunto de lições STEAM que apresentamos, bem como na obra de arte final: “Europa em Mudança”.

 

Pretendemos alterar completamente esta perspetiva fazendo com que a Arte se torne o objetivo final com todos os outros componentes do STEM a contribuírem para este produto. A Obra de Arte consistirá em várias partes integradas que expressam as ideias do brainstorm inicial entre professores, alunos e artistas o tópico “Europa em mudança”.
The basic and central concept is an architectural installation in the form of a dome, representing Europe united, steadfastly facing the world around and evolution.
It is realised by the Flemish artist Francesco Fransera (Frans De Medts) in participation with teachers and students of VTI Veurne.
Typical for this artists work is that in nature everything is linked with everything and that therefore also countries need to be linked and have to cooperate.

woa5
woa6

Ao redor da cúpula temos um friso criado pelo artista esloveno Nik Cebokli em cooperação com os alunos de Srednja gradbena, geodetska em okoljevarstvena sola Ljubljana. O friso é uma metáfora à construção europeia, expressando a sua evolução ao longo do tempo.

À volta desta cúpula há uma fila dupla de máscaras, representando as 28 nacionalidades da União Europeia. Metade das máscaras inclinam-se para o interior, enquanto a outra metade enfrenta o o mundo ao redor, são concebidas pela artista italiana Monica Marcenaro em colaboração com os alunos do IISNatta / Deambrosis em Sestri Levante.
Cada máscara terá um código QR associado e contará a sua história ao visitante. Alunos e professores de todos os parceiros do projeto sob orientação do Jämtlands Gymnasium Wargentin em Östersund recolhem a história de 28 europeus “reais”, nascidos num país europeu e que viveram por um período alargado noutro país. Estes europeus falam sobre a sua vida em ambos os países quer na língua materna quer na língua do país que escolheram para viver.

Como um dos nossos tópicos STEAM, é “(estudando o) cosmos”, a cúpula será equipada com um telescópio que permitirá, não só estudar o mundo à nossa volta, mas também o cosmos, para onde a raça humana pode, um dia, precisar de se mudar, se quiser sobreviver.
Novamente, através de um código QR, os visitantes poderão ver as imagens do telescópio no seu smartphone. Será revelada uma outra perspetiva sobre a Europa em Mudança com imagens da natureza fornecidas pelo fotógrafo sueco Göran Strand e uma música especialmente composta para esta ocasião pela Escola Artística do Conservatório de Música do Porto sob a orientação do professor Fernando Valente. Alunos e professores de 1 Geniko Lykeio Alexandroupolis vão finalmente criar o filme que aqui será apresentado.

Esta obra de arte será apresentada no Parlamento Europeu em abril de 2019 e posteriormente ficará exposta ao público no Castelo Batenborch próximo de Bruxelas.

woa2

(c) 2017, 'Europe in change' Erasmus+ project. Designed and build by SteamOn.eu team
based @ joomla, tkstudiodesign, gantry and rs joomla products. Hosted by the Greek School Network. Valid XHTML and CSS.