Countries
Bélgica
A escola belga, VTI Veurne, é a coordenadora do projeto e deve certificar-se de que as disciplinas de Matemática e Engenharia estão bem representadas em todos os tópicos do projeto.
Localizada no extremo oeste da Bélgica e da Flandres, a escola fica a apenas 5 km da fronteira francesa e do Mar do Norte. Com cerca de 70 funcionários, oferece ensino secundário técnico e profissional a cerca de 450 alunos entre os 12 e os 19 anos. Procurando um tema nacional, um personagem histórico adequado ao Projeto STEAM: Gerardus Mercator, o famoso cartógrafo e um génio da geografia, geometria e astronomia.
Grécia
A Grécia é um dos seis países participantes do programa e uma escola de Alexandroupolis foi a parceira escolhida para trabalhar, entre outros, nos temas de Ciência e Tecnologia.
Localizada a apenas 23 km da fronteira com a Turquia, a 1st General High School of Alexandroupolis e os seus 40 professores oferecem o ensino médio a quase 400 alunos. Depois de muito refletir, os professores e os alunos da escola grega escolheram o cientista e filósofo grego, Demócrito, como a personalidade histórica nacional que inspirará as atividades do STEAM2.
Itália
IIS Natta Deambrosis é a escola italiana envolvida no projeto, juntamente com mais 5 escolas de outros tantos países. Os temas com os que temos que lidar dentro do projeto são: Arte e Tecnologia.
Localizada a cerca de 50 km de Génova, no Golfo Tigullio, o IIS Natta Deambrosis em Sestri Levante, tem cerca de 80 professores e 710 alunos, oferece diversos cursos, que vão desde o ensino médio científico até ao ensino técnico e profissional. Após várias reuniões entre professores e associações culturais locais, decidiram escolher Guglielmo Marconi como cientista nacional a estudar. Conhecido como o inventor do rádio, inspirou o nosso tema para o STEAM4.
Portugal
O Conservatório de Música do Porto é uma Escola de Ensino Especializado da Música que visa potenciar as competências evidenciadas pelos alunos nesta Arte e estabelecer pontes entre a Música e outras áreas da Ciência.
Localizada na cidade do Porto, é uma escola centenária que ocupa atualmente uma parte do edifício do antigo Liceu D. Manuel II, no centro da cidade. Temos cerca de 170 professores e 1200 alunos distribuídos por três tipos de ensino: integrado, articulado e supletivo. Nesta cidade nasceu o Infante D. Henrique que desenvolveu, em Portugal, e por toda a Europa a arte da navegação, a cartografia, a astronomia e a Ciência em geral. É esta a personalidade histórica que escolhemos como patrono neste projeto STEAM.
Eslovénia
A escola eslovena que participa no projeto é Srednja gradbena, geodetska em okoljevarstvena šola Ljubljana, tem como alvo predominante o estudo nas áreas da Tecnologia e da Engenharia.
A escola está situada em Liubliana, capital da Eslovénia, e oferece programas de ensino profissionalizante com cursos de 3 anos e programas de ensino secundário técnico com cursos de 4 anos. São cerca de 500 alunos com idades entre os 15 e os 19 anos e 50 professores. O nosso tema STEAM foi inspirado em Herman Potočnik Noordung, um engenheiro de aeronáutica, pioneiro da cosmonáutica, oficial do exército e escritor.
Suécia
Neste projeto Jämtlands Gymnasium Wargentin é a escola sueca parceira. Embora desenvolvendo lições para os diferentes tópicos, os assuntos nos quais nos concentramos, são as Artes e a Matemática.
A Jämtlands Gymnasium Wargentin está situada em Östersund, uma cidade 650 km a norte de Estocolmo. É uma das maiores escolas da Suécia, apesar de a nossa região ser escassamente povoada. Temos 2113 alunos e 395 funcionários. O astrónomo e demógrafo Pehr Wilhelm Wargentin é o nosso cientista histórico.